terça-feira, 29 de junho de 2010

" Comemorem comigo meus 60 anos "

Foi exatamente há 60 anos atrás no dia de  São Pedro  que nasci  e não poderia deixar passar em branco esse momento especial. Temos datas que são marcantes no decorrer de nossas vidas e chegar aos 60 anos me enche de felicidade e mais ainda em poder compartilhar com vocês.



Como todos os meus aniversários comemoro com uma grande Festa Junina, mas neste ano resolvi substituir a dança da quadrilha por um grande baile para o qual todos estão convidados.






Estes é o selinho de brinde da festa dos meus 60 anos


Beijos


* * * * * * * * * * * *

 
Chegar aos 60 anos
Leiam AQUI


Blogagem Colectiva São Pedro
Veja AQUI

Imagens e pesquisas  google

"Blogagem Colectiva de São Pedro"



São Pedro, o Fundador da Igreja Católica.
São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".

No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.


Acalanto de São Pedro

Acalanto registrado em Cunha (São Paulo):

Acordei de madrugada,
fui varrê a Conceição.
Encontrei Nossa Senhora
com dois livrinhos na mão.

Eu pedi um pra ela,
ela me disse que não;
eu tornei a lhe pedir,
ela me deu um cordão.

Numa ponta tinha São Pedro,
na outra tinha São João,
no meio tinha um letreiro
da Virgem da Conceição.




A festa de São Pedro
Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos; porém, a noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação verificada na festa de São João.





Também se fazem procissões terrestres, organizadas pelas viúvas, e fluviais, pois, como vimos, São Pedro é o protetor dos pescadores e das viúvas. Em várias regiões do Brasil, a brincadeira mais comum na festa é a do pau-de-sebo.

Embora São Paulo também seja homenageado em 29 de junho, ele não é figura de destaque nas festividades desse mês.


Esta foi a minha participação na Blogagem Colectiva dos Santos Populares promovida pela Graça do blog Zambeziana para o dia 29 de junho em homenagem a São Pedro.


Beijos

Imagens e pesquisas  google

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Chegar aos 60 anos



Palavras não bastam para descrever
um momento único de ver uma mulher chegar aos 60 anos com o coração cheio de alegria, uma vida cheia de amor.


Chegar aos 60 anos com tanta euforia onde bate a vontade de sair gritando aos quatro cantos o motivo de tanta felicidade.
 

Chegar aos 60 anos cheia de vontades de viajar conhecendo novos lugares, novas culturas e fazendo novas amizades.

Chegar aos 60 anos voltando a namorar, a passear de mãos de dadas, a beber água de coco depois de uma bela caminhada, a andar descalça na areia da praia vendo o por do sol, a correr na chuva sentindo os pingos caindo no rosto mostrando como é boa a vida.


Chegar aos 60 anos com uma história para contar , seja ela uma tristeza, uma alegria, uma conquista, uma perda, mas tendo sido construída passo a passo com muito amor.


Chegar aos 60 anos na esperança de um mundo melhor, na realização de novos sonhos e na certeza que eles só virão a engrandecer sua história de vida.


Chegar aos 60 anos com a sabedoria de que essa esperança e esses sonhos podem se perder ao longo do caminho, mas que não  depende deles para amar.


Chegar aos 60 anos sabendo que o amor não tem idade e que a juventude é o quanto de vida que existe dentro de cada um.


*Escrito por Irene Moreira*

"Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres." (Séneca)

Imagens Google

terça-feira, 22 de junho de 2010

"Blogagem Colectiva São Joao"


São João - Dia 24 de junho

Outro santo muito comemorado no mês de junho é São João. Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.
No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.
Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o majericão.
Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João".
 As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arrendondada.
O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro.
O responsável pelo mastro, que é chamado de "capitão" deve, juntamente com o "alferes da bandeira", responsável pela mesma, sair da véspera do dia em direção ao local onde será levantado o mastro. Contra a tradição que a bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do santo.
O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro. Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada.
A lavagem geralmente é feita à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois da lavagem , o padrinho entrega a imagem à madrinha que a seca com uma toalha de linho.
Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos com o intuito de proteção, porém, diz a tradição que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo para a procissão do ano seguinte.

Se Santo Antonio é considerado o "santo casamenteiro", São João é o "santo festeiro", porque hoje é o dia em que culminam os festejos aos santos mais populares do mês de junho.





"Olha pro céu meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra aquele Balão multicor
que lá no céu vai subindo.


Foi numa noite
Igual a esta
Que tu me deste teu coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João.


Havia balões no ar, xote, baião no salão
E o no terreiro do seu olhar
Que incendiou meu coração.
Olha pro céu, Luiz Gonzaga.



Salve São João! Feliz São João!




Algumas comidas Típicas servidas nas Festas de São João


Junho, tempo de arrasta-pé, fogueira, fogos, bandeirinhas coloridas, requer mesa farta e comida típica. As festas juninas têm peculiaridades regionais,embora em todo o Brasil o clima caipira, seja nas cidades ou no interior, a todos contagia. De origem européia, nos nossos ´arraiás´ a comida é bem brasileira. O São João foi trazido pelos colonizadores portugueses e ganhou roupagem tropical.

Nas festanças de São João, seja na ´capitá´ ou no sertão, a fogueira e os fogos iluminam a noite. No ´terreiro´, sanfoneiros puxam com euforia o fole das sanfonas e as quadrilhas levantam a poeira na maior animação. Enquanto o forró esquenta a festança, as barracas decoradas com bandeirolas multicoloridas, também conhecidas como quermesse, aguçam o paladar pela fartura de iguarias doces e salgadas, típicas deste período.


O milho é o principal ingrediente da culinária junina. Canjica, pamonha, munguzá, bolo de carimã, pé-de-moleque e cuscuz, além das espigas de milho assadas ou cozidas, não podem faltar em todo ´arrasta-pé´ que se preze.

Como nada se perde, tudo se transforma, a pamonha é cozida e servida na própria palha do milho. Além de original, a embalagem chama a atenção pela beleza. Acredita-se que a origem da canjica (que no sul do País chama-se curau ) também tenha vindo com os escravos africanos assim como o cuscuz e outros pratos onde leva milho, o ingrediente principal. Tal como o milho, diversos quitutes servidos nas noites juninas, geralmente, só aparecem nessa época do ano. É o caso do pé-de-moleque, bolo de mandioca, arroz doce, canjica, bolo de fubá, grude, dentre outras delícias que marcam as noites mágicas de junho.

Hoje, apesar do milho ser disponível o ano todo, a vontade maior de degustar a culinária caipira reacende ao som do forró, no embalo das quadrilhas. Se antes a produção era quase exclusivamente caseira, hoje, buffets, padarias e confeitarias dominam o setor. É possível preparar banquetes inteiros apenas com um telefonema e encontrar uma enorme variedade de pratos prontos a qualquer hora do dia, nas barracas montadas dentro das próprias lojas e até em supermercados.

Arraiá verde e amarelo acompanhando o ritmo da Copa 

Depois de degustar tanta comida saborosa, o jeito é queimar as calorias no passo ritmado das quadrilhas ou no ´mexe-mexe´ apressadinho do forró. De origem francesa, a quadrilha é outro atrativo dos festejos juninos. Também conhecida como arraiá, incorporou-se às tradições do Nordeste. Em todos recantos da região, grupos exibem-se em festivais com motivos matutos




Esta foi a minha participação na Blogagem Colectiva dos Santos Populares promovida pela Graça do blog Zambeziana para o dia 24 de junho em homenagem a São João.


Beijos
Fontes:
Google / You Tube

segunda-feira, 21 de junho de 2010

VIDA SIMPLES DO MEU BRASIL BRASILEIRO _ BLOGAGEM COLETIVA VIDA SIMPLES

A Blogagem Coletiva Vida Simples promovida pela Mila Vegas do blog "Mila's Ville" desta semana é TEMA LIVRE  e escolhi falar sobre a meu Brasil Brasileiro já que a Copa do Mundo está rolando e com isso o clima do país muda. As cores verde e amarelo viram as cores da moda e se transformam na empolgação do torcedor brasileiro.


As cores da bandeira do Brasil são: branco, azul, verde e amarelo, sendo estas duas últimas as preferidas para representar nosso país. O significado das cores verde-amarelo é altamente benéfico já que o verde é o símbolo da esperança e o amarelo da agilidade.


Verde: essa cor está situada entre o azul e o amarelo. Ela é yin, e remete a ideia de tranquilidade, refrescância e humanidade. O verde é a cor da esperança, da força e da longevidade. Envolvente e tonificante, é celebrada pelos cristãos nos monumentos religiosos simbolizando a virtude. É a cor da juventude do mundo, da juventude eterna prometida apenas para os eleitos.



O verde tem como função esotérica a reflexão e está associada a vida infinita dos sentimentos e pensamentos. Também representa a imortalidade. Por isso, a toga dos médicos na Idade Média era verde, pois estes se utilizavam das plantas medicinais. Esta cor é usada pela publicidade farmacêutica para promover a ideia do bem-estar e saúde.



Amarelo: representa a intensidade, a expansão, a rapidez e a inteligência. O amarelo manifesta o poder das divindades do além e está relacionada ao aspecto masculino (yang), luz e vida. Tem uma tendência natural de ir ao encontro do "claro", da luz. É considerada como um veículo para obtenção da sabedoria e inteligência. Além disso, propicia vigor e a proteção dos céus.



Representa a eternidade divina e há muitos séculos é associada "a cor de muitos deuses". Também remete a ideia da "luz do ouro" e do caminho da comunicação ágil entre os seres humanos.



No oriente, a cor amarela é uma espécie de mediadora entre deuses e homens e como sua essência é divina, tornam-se um atributo de poder para reis, príncipes e imperadores para proclamarem a origem divina do seu poder. O amarelo é a cor da eternidade, assim como o ouro é o metal da eternidade.
Falando em Brasil, em Copa do Mundo, em Verde de Amarelo nada melhor que uma boa sandália para caminhar na praia e depois aquela água de coco bem gelada.

Mascote da Copa do Mundo 2010 é 'verde e amarelo'
Um simpático leopardo chamado Zakumi. Este é o mascote da Copa do Mundo da Fifa de 2010 na África do Sul. Para nossa felicidade o mascote tem as cores do Brasil ‘verde e amarelo’.
A escolha do nome foi baseada nos termos “ZA” (abreviação de África do Sul) e “Kumi” (numeral dez em muitos idiomas africanos, o ano da Copa). Então Za + kumi = África do Sul 2010.



A Copa do Mundo contagia a todos os brasileiros e devemos ressaltar a alegria das crianças que além de curtirem o futebol - a paixão Nacional - vestem a camisa verde e amarelo começando desde cedo a torcer pelo seu país e a amar a sua pátria.



Coração Verde e Amarelo

Meu coração é tic
meu coração é tac
tic-tac verde amarelo
No tic-tic nervoso
No tac-tac cardíaco.



Titic-tatac
Batida do peito
Tatac, tatac
Batida da festa.



Enxergo cores em tudo
Tic verde
Tac amarelo
Só não se tinge de cores
Quem tem coração incolor.


Aqui encerro a última  Blogagem Coletiva Vida Simples esperando que venham mais novidades para que continuemos a  brincar com esses temas e nos conhecendo a cada semana um pouquinho mais.
Beijos

Fontes: Imagens e pesquisas Google
Poema Coração Verde e Amarelo  -  http://www.talentos.wiki.br/post.php?id=26773

domingo, 20 de junho de 2010

" PROMOÇÃO NOSSA AMIZADE, UM TESOURO!"



"A amizade é uma estrela que brilha no meio de todas as outras"

"Essa promoção é uma parceria do blog "Um pouco de mim" e "Artes da Luci" e participando o seu amigo concorre para ganhar este prêmio"

Dentro desta linda  caixinha ainda vem dois sachês super perfumados

Quem vai concorrer para ganhar esse prêmio vai ser o seu amigo ou amiga que você indicar - isso é que é amizade.
Como uma das regrinhas tenho que indicar três amigos ou amigas  para participarem também o que indico:

1) Tati Pastorello do blog Perguntas sem Resposta
2) Marli Borges do  Blog da Marli
3) Joana Campos do blog De mim para você e... de você para mim.

Amigas peço que confirmem  a participação postando um comentário no post da promoção  AQUI .

BOA SORTE A TODOS!!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

"ACREDITE NA BELEZA DE SEUS SONHOS"



Todo ser humano possui sonhos.
Sonhos grandes, sonhos pequenos, sonhos.
Sonhos nascem a cada dia, a cada hora, a cada minuto.
Sem percebermos um sonho nasce dentro do nosso coração.
Sonhos nos motivam a viver, a continuarmos caminhando.
Vivemos, na verdade, na busca da realização dos nossos sonhos.
Às vezes, pessoas que estão ao nosso redor,
tentam matá-los com palavras de pessimismo.
Acham que, se não podem realizar seus sonhos,
as outras pessoas também não merecem realizar os seus.
Puro egoísmo.
Muitas vezes, achamos que não conseguiremos realizá-los,
que eles estão muito distante de nós.
Ou achamos que não merecemos, porque não somos ninguém.
Se não acreditarmos neles, os perderemos.
Temos que tirar do baú os sonhos, caso contrário, eles envelhecem
e assim não conseguiremos mais realizá-los.
A realização vem pela luta, esforço e persistência.
Caminhar ao lado de pessoas que nos motivem a sonhar
e a persistir nos mesmos é muito importante.
É um passo para a realização deles.
Mesmo que tudo o leve a pensar que parece impossível,
Não desista do seu sonho.
Busque forças dentro de você. Peça ajuda a Deus.
Nenhuma oração volta sem resposta.
Acredite que tudo pode acontecer,
quando desejamos do fundo do coração.
Da bíblia temos que: "Tudo posso naquele que me fortalece".
Tudo e não algumas coisas!
Acredite na beleza dos seus sonhos e na capacidade de realizá-los.
Você é capaz! Sonhe sempre.
Nunca deixe de sonhar e você será sempre um vencedor.

(Reinilson Câmara)


Ontem fui visitar vários cantinhos e encontrei tanta coisa bonita, tantas mensagens de vida que todos os dias me ensinam alguma coisa nova. Dentre todas li uma mensagem  que falava sobre "Sonhos" e seu texto transcorreu numa beleza de sentimentos , realizações, felicidades e, como eu, numa busca  constante por novas realizações.Poderíamos ter feito muitas coisas  quando mais jovens, mas  o tempo vai sendo absorvido com outras tarefas e acabamos deixando para depois. Talvez pelo que aqui escrevo e por pequenos detalhes possa essa postagem ser identificada por quem estou a falar  e desejo que "acredite na beleza de seus sonhos" e siga em frente que a vitória é sua.
                
Imagens Getty images

segunda-feira, 14 de junho de 2010

" VIDA SIMPLES LUGARES " Blogagem Coletiva Vida Simples

A Blogagem Coletiva Vida Simples promovida pela Mila Vegas do blog "Mila's Ville" desta semana tem como tema LUGARES e aqui estou eu em um dos lugares que mais curto que é a minha casa , o meu cantinho onde converso com vocês e coloco a minha imaginação para funcionar.

Lugares onde tenho contato com a natureza e com o mundo virtual que tornam a minha vida simples e bonita.

Começando o dia vou à Academia esticar os ossos  e depois passo na Padaria para comprar aquele pão quentinho que faz parte do café matinal.

De segunda a sexta seguimos para o trabalho neste ônibus maravilhoso, confortável, motoristas amigáveis e  nem sempre  nos sobra um lugarzinho para sentar, mas conseguimos nos ajeitar sem problemas.


Aqui é o local de trabalho onde tenho muitos amigos inclusive a minha doce blogdinda, Vivian, e lidamos com pessoas que cada dia nos fazem aprender mais um pouco e como é bom nos sentirmos úteis , pacientes, e o mais importante aprender a entender os ser humano. 

Sempre durante a semana temos que dar uma passadinha na farmácia ou no supermercado para as compras essenciais para nossa saúde e alimentação.

 
Final de semana lá estamos nós envolvidos com vários compromissos qeu podem variar, mas selecionei aqui alguns lugares mais comuns como um passeio no Shopping para algumas comprinhas básicas.

Como lazer podemos ir ao cinema ou assistir um show, ou ir a um teatro, ou a um aniversário, ou a um churrasco, ou visitar um familiar , ou ficar em casa mesmo, enfim os lugares são variados.


Admirai a Simplicidade da Vida

Pobres e miseráveis insensíveis,
Quanta pena tenho de vós.
De todas as maravilhas possíveis,
Ignorais a sutil e graciosa voz
Que vem do fundo da alma dizer:
‘Homem, olhai ao teu redor!’
Será tão difícil compreender
Da mensagem a causa maior?

Vós que viveis de forma indiferente
Não notais a melodia do canto dos sabiás,
O brilho do sol a deixar a pele quente,
O gosto salgado da brisa do mar.
Vós que viveis distraidamente,
Atentai para o olhar das donzelas,
Que passam pela rua suavemente,
Exalando perfumes únicos,só delas!

Não deixai que o tempo
Passe em vão a cada dia,
A levar vossa vida com o vento,
E com ele vossa alegria.
Pobres e miseráveis insensíveis,
Atentai-vos às pequenezas da vida!

*Doriana Albuquerque*


Beijos

Imagens google
Poema http://www.luso-poemas.net/

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails