domingo, 9 de outubro de 2011

" A oportunidade profissonal "



Sarah era redatora além fotógrafa de uma revista de arte e cultura exercendo suas atividades sem grandes perspectivas. Vivia na comodidade da rotina de trabalhos sem muito a acrescentar a sua carreira. Cobria matérias sempre em sua cidade Natal e esperava um dia trabalhar em coberturas Internacionais viajando pelo mundo. Curso de especialização era o que não lhe faltava e dominava plenamente o inglês e espanhol.

Há uma semana recebera a missão de visitar algumas cidades nos Estados Unidos fazendo uma matéria sobre as Lojas de Arte de um modo geral e o perfil de seus clientes.

Em qualquer ambiente uma obra de arte cai bem, seja ela uma natureza morta, uma paisagem, uma escultura ou um quadro abstrato. A arte não tem regra e se molda a cultura e ao gosto do consumidor. Foi dentro dessa linha que Sarah procurou evidências que mostrassem o seu valor e importância.

Era sua grande chance de mostrar um bom trabalho e ganhar a confiança do seu chefe. Sonhava em conseguir uma promoção e poder atuar em matérias Internacionais.

Miami foi à primeira cidade que selecionou para iniciar o seu trabalho tendo em vista o seu crescimento no mundo das artes plásticas. Escolheu o Shopping Miami Design District para passar o dia fotografando e colhendo informações para a sua matéria.

Passou a manhã toda caminhando, fotografando e anotando tudo que via. Parou em frente a um bebedouro de água natural que lhe chamara atenção. Além de tirar algumas fotos aproveitou para matar sua sede bebendo aquela água fresquinha utilizando as mãos como assim faziam os primitivos. Em plena praça poderia se constatar uma peça de arte que era utilizada por todas as pessoas que ali transitavam.

Pegara a máquina que havia deixado no parapeito da fonte e olhou rapidamente os cartazes de filmes em exposição na vitrine de uma Locadora. Entrou em uma nova rua onde havia um movimento maior e continuou com sua câmera sempre captando novas imagens e aproveitando a luz do dia.

O fotógrafo de uma revista precisa não só registrar o fato, mas captar a essência dos momentos. Foi assim que Sarah encerrou a seção de fotos e foi até um café local e se acomodou em uma das mesas. Fez um breve lanche e pegou seu computador na mochila aproveitando o lugar agradável para baixar as fotos e digitar a matéria colhida com todas as suas observações. Como tinha um dia para pesquisar um ponto em cada cidade tinha que fechar cada edição no calor da emoção para não esquecer nenhum detalhe.

Estava cansada de tanto que caminhou e iria pegar um taxi para o Hotel porque ficara longe para voltar a pé. Precisava tomar um bom banho, descansar e ter uma boa noite de sono porque no dia seguinte, bem cedinho, estaria partindo para Nova York. Vislumbraria a estátua da Liberdade seguindo em direção a Times Square para passar o dia perdida no cruzamento da Broadway com a Sétima Avenida deixando a lente captar as emoções da beleza, cultura e arte espalhadas nesta área.

Ainda iria visitar mais algumas cidades no intuito de ter material suficiente para concluir sua matéria que tinha o prazo de uma semana para entregar. Estava ali a trabalho e sabia que não teria tempo para curtir essa viagem, mas os frutos que colheria era a oportunidade profissional tão esperada para ter no futuro grandes alegrias.

Irene Moreira
"Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele."
(Buda)

Projeto Suas Palavras
5ª Edição Suas Palavras
ism_rs

Um comentário:

  1. Quando o trabalho é feito com amor, ele enobrece a nossa alma...

    Um excelente semana p/ vc Irene!

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket
Photobucket